quinta-feira, 16 de junho de 2011

A arte de fazer um miojo

Gente, eu não sei vocês, mas eu simplesmente não levo o menor jeito pra cozinheira. E olha que não foi por falta de tentativas da minha vózinha, a pobre fez o que podia pra me fazer prendada mas com o tempo desistiu. Cheguei a conclusão que não era pra mim. Minhas aventuras na cozinhas sempre foram meio falhas, só pra exemplificar, com uma semana de casada eu dei conta de ganhar uma queimadura de segundo grau no braço com o vapor de uma panela elétrica. É eu sei "tinha que ser loira".

Ok, ok, agora ta todo mundo pensando: pobre do marido dessa daí. E quer saber? Até eu fiquei com dó dele quando casei, nem ovo eu fritava, mas eu tinha uma especialidade (pra não dizer a única rsrs) que era o tal do miojo com batatinha. Gente, quer coisa mais pratica que cortar uma batata, por pra cozinhar e quando estiver molinha colocar o miojo? Maass, como o mundo não e perfeito, meu amado esposo não topou sobreviver disso, acredita? Eu até variava o sabor do miojo pra ele não enjoar, mas não teve jeito, eu tive que me virar na cozinha, e hoje vou contar pra vocês 3 coisas que eu aprendi (meio na marra) pra facilitar meu dia-a-dia encarnando a Amélia na cozinha hehehe. Então jovens cozinheiros inexperientes (e aos antigos e experientes mas que não conhecem esses truques ainda) vamos la:



1) Farinha no óleo

    Se tem um negocio que eu não gostava de fazer era fritura. Não, eu não sou toda light e chata não. É que simplesmente a gordura ficava espirrando pra todo lado (principalmente em mim) enquanto eu fritava o que quer que fosse. Foi aí que me contaram que se eu colocasse um pouco de farinha quando a gordura estivesse quente, não espirrava. Gente! Me senti o máximo quando foi fritar meu bifinho e não saí toda carimbada de gordura quente. Mas ó, é uma pitadinha de farinha viu, não vai jogar um monte e dizer que a culpa é minha se seu óleo empapar.

     

     2) Arroz queimado



     Sim, o gênio que vos escreve já queimou arroz! E por conta disso lá vem a nossa segunda dica: sabe quando o arroz queima, mas você fica com dó de jogar fora já que do meio pra cima ainda daria pra comer se não fosse aquele cheiro? Então, quando isso acontecer faz o seguinte: tire o arroz que ainda está bom tomando cuidado pra não raspar o fundo, transfira pra outra panela e coloque uns 10 minutinhos sobre uma toalha molhada. Prontinho! Arroz sem cheiro de queimado ;)



    3) Cebola Suave 
     
    Eu gosto de cebola, mas tem algumas que são ardidas demais. Pra não passar o dia todo lembrando da pobre, eu tenho um truque (na verdade dois):

    Se você for refogar a cebola mas não estiver conseguindo cortar sem chorar, não se desespere: tente cortar ela em 4 e colocar 30 segundos no microondas. Ela perde aquele cheiro forte que faz agente chorar desconsoladamente!

    Agora se for pra comer crua, em salada, você pode picar ela e deixar uns 20 minutos dentro de um recipiente com água fria, ela fica bem mais digestiva



    Bom pessoal, por hoje é isso.

    Espero que as dicas os ajudem como me ajudaram, e agora é a sua vez:

    TÓ, FAZ VOCE!

    sábado, 11 de junho de 2011

    Tó, faz o que?

    Seja bem-vindo ao Tó, faz você. Antes de tudo vamos as apresentações: Meu nome é Marcela, tenho 24 anos, Administradora por formação e Amélia por falta de opção, rs. Filha única, saí da casa da mamãe há pouco mais de dois anos quando me casei e foi aí que veio o problema, assim como a maioria das mulheres da atualidade, eu simplesmente não levo o menor jeito pra dona de casa, mas como não desisto fácil tratei de me virar e mesmo em pouco tempo aprendi alguns dicas práticas que facilitam a vida da gente. A idéia do blog é partilhar com vocês o que eu aprendi não só na cozinha, mas também dicas de beleza e saúde não só pra quem é casado, mas também pra quem mora sozinho. Idéias praticas e rápidas pra gente ganhar tempo no dia-a-dia. Bom gente, por enquanto é isso, vou tentar trazer pra vocês sempre uma coisa diferente, espero sinceramente que gostem e aproveitem, mas se não gostou, então..

    TÓ, FAZ VOCÊ